Idioma: PortuguêsIdioms: English
   
   
Digite a palavra-chave

     
  FCE Cosmetique
12/05/2014

Cosmoprof North America
13/07/2014

In-cosmetics Brasil
09/09/2014

 
     
  Clique aqui e nos envie um e-mail para receber a nossa E-News.  
     
 








 
 
  Matérias  
 

Produtos de múltiplas ações no combate à Queda de Cabelos
Tecnologia - 23/11/2010

A queda de cabelos, ou alopecia, é uma doença que provoca a redução parcial ou total de cabelos ou de pêlos em uma determinada área. Afeta ambos os sexos, todos os grupos raciais e pode surgir em qualquer idade, embora em 60% dos casos seus portadores tenham menos de 20 anos.

As causas são variadas, Congênita, ligada a fatores hereditários, Traumática, Neurótica, emocional etc. De acordo com o dr. Dráuzio Varela em 10% a 42% dos casos, há outras pessoas na família com o mesmo problema e diversos genes provavelmente interagem com fatores ambientais, como o estresse ou a presença de microorganismos, de forma a lesar o folículo piloso. Durante a vida, podem ocorrer diversos episódios de queda, seguidos de recuperação parcial ou total do cabelo perdido. Pode haver queda num local e crescimento em outros; mas, a perda também pode ser irreversível, diz o médico em seu site. E existe um teste simples que ajuda a identificar os casos de alopecia areata e a diferenciá-los de outros tipos de queda de cabelo: consiste em simplesmente puxar com delicadeza um tufo de cerca de 60 fios de cabelos situados às margens da área pelada. O teste é considerado positivo quando pelo menos 6 fios são arrancados pela raiz.

Para a queda de cabelo que não é doença, as causas podem ser internas ou externas. As internas vão desde alterações hormonais, estresse até falta de vitaminas. As causas externas mais comuns podem ser citadas como o uso de água quente demais para lavar os cabelos, secador muito quente diretamente no couro cabeludo e xampus e condicionadores inadequados. Todos esses fatores contribuem para a queda de cabelos, caspa e seborréia.
Em ambos os casos, é possível retardar e reduzir a perda de cabelos. Os homens são os mais propensos e atingidos pela calvície. Isso decorre da ação do hormônio chamado de testosterona, que pode ocasionar a queda dos cabelos com mais severidade. Para isso, é importante que seja investigado o que está ocasionando a queda dos fios.

Existem produtos no mercado que podem ajudar a controlar a queda capilar. Nos adultos com menos de 50% de envolvimento do couro cabeludo, o tratamento de primeira linha são as injeções locais ou Soluções de Minoxidil, mas a queda de cabelo comum, causada por fatores internos e externos de que trataremos aqui tem soluções cosméticas que demonstram eficácia comprovada por testes clínicos.

Fornecedores

Para atender ao problema específico da queda de cabelos a empresa de química fina Cosmotec apresenta Anageline® (Silab), ativo composto por frações especiais do tremoço (Lupinus albus) ricas em peptídeos glutaminados, vitamina PP e oligoelementos, tais como Zinco e Ferro. O ingrediente atua no combate à alopécia, através da tripla ação simultânea sobre os principais fatores responsáveis pelo bom funcionamento do ciclo capilar: reestabelece o equilíbrio hormonal, aumenta a vascularização do folículo capilar e estimula o metabolismo celular, promovendo a queratinização necessária para o crescimento dos fios. O produto possui testes in-vivo (fototricograma) que comprovam o efeito de redução da queda e um aumento na densidade de novos fios, além de estudos de segurança, como o de fototoxicidade. E a Gattefossé, cujos produtos são distribuídos no Brasil pela Brasquim, tem o CEGABA LIQUID aminoácido obtido através de síntese química. Trata-se de um ativo estimulante da síntese folicular e regenerador do estrato córneo. Possui testes IN VIVO que mostram um claro efeito na redução da queda capilar e na retomada da formação normal do cabelo. Indicado para produtos antiqueda e estimulantes do crescimento capilar, tais como, xampus, loções, tônicos, géis.

              
                    Capicilin  e Garnier Frutis -  linhas completas anti queda                               

Produtos

Existe ainda a queda de cabelos pela quebra dos fios, dano estrutural externo, que cria fissuras ou desgaste na cutícula, tornando-a porosa, fazendo com que o cabelo perca sua elasticidade natural. Ela é causada pela deficiência de nutrientes e minerais no organismo e/ou pela sobreposição de processos físicos, como escova e chapinha, ou químicos, como tintura e alisamentos. Para este tipo de queda o tratamento com os produtos cosméticos à base de nutrientes e hidratantes para os cabelos costumam dar resultados. A Garnier Frutis (L´Oreal), por exemplo, tem Stop Queda, um tratamento específico contra a queda à base de cafeína, reconhecida por suas propriedades estimulantes, e um concentrado ativo de frutas, para ajudar a fortalecer os fios, reduzindo a quebra, além de ceramidas para preencher e selar a fibra capilar, reparando-a.

A oleosidade do couro cabeludo é apontada frequentemente como um dos fatores influenciadores para o surgimento da caspa, que também pode causar a queda dos cabelos e que se agrava com a proliferação dos fungos.

            
                  Dermage e Dermatus - Dermocosméticos para atender ao problema

Em termos de dermocosméticos a Dermage desenvolveu o Shampoo Fase Anágena DG, fórmula concentrada que combina as ações do Octopirox e do Bio Zinco, regulando a oleosidade do couro cabeludo e a presença de microorganismos causadores da caspa, além de conter vitaminas e extratos vegetais para regenerar os tecidos e fortalecer os fios sem ressecar o couro cabeludo. Num teste aplicado pela Dra. Rosane Orofino Costa em 20 pacientes femininas, 100% deles deixaram de apresentar oleosidade no couro cabeludo e 80% deixaram de ter queda dos cabelos.  “Dentro da linha capilar, os produtos Dermage voltados para queda de cabelo, representam vendas estáveis de cerca de 30% da venda da linha, durante o ano”, diz Pilar Alves, gerente de produto da Dermage que diz notar, entretanto, crescimento de um ano para o outro na categoria.

                       
                         Laboratórios Sklean com produto
                                                 de l
inha dermatológica

Os Laboratórios Sklean, deram atenção à proliferação de fungos na linha Enerfol, da divisão Ethics, de tratamento dermocosmético. O seu xampu tem ação intensiva. Sua fórmula é composta por Biotinyl – GHK, que estimula o metabolismo celular; Vitamina B6 e Pró Vitamina B5, Oleanólico, Apigenina, Piroctona Olamina, que atua como auxiliar no combate ao fungo que favorece a formação da caspa contribuindo para a queda de cabelos.  

          

Três empresas utilizam o ativo brasileiro Jaborandi, típico da região Norte/Nordeste do Brasil que contém alcalóides, especialmente a pilocarpina (sulfato, cloridato e nitrato) e óleos essenciais, para tratar da queda de cabelos: Schraiber, Bio-Extratus e Dermatus que apostam nas propriedades revitalizantes e anti-inflamatórias do jaborandi,  assim como a Chamma da Amazônia, nas propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias da Copaíba da região norte do país. A Schraiber, em sua linha Phyto, Dermatus, o Shampoo com Jaborandi, D-Pantenol e Vitamina E,  e a Bio-Extratus, com a linha Bio Extratus Jaborandi antiqueda, que combina extratos naturais de Jaborandi, Alecrim, Quilaia (adstringente, antiinflamatório, antimicrobiano) e vitaminas A, B e E. 

                   
                     Bio Extratus - à base de Jaborandi   

“Temos na linha Jaborandi estudos de Eficácia na Redução da Queda Capilar e Eficácia no Estimulo ao Crescimento dos Cabelos realizados em laboratórios clínicos credenciados junto aos orgão reguladores, além de testes dermatológicos garantindo a segurança e eficácia da linha,” garante Pablo Mendes, coordenador de desenvolvimento e registro da Bio Extratus.

A Amway tem um produto 2 em um da linha Queda Control&Prevention Moiskin para atuar tanto na queda quanto na quebra dos fios,  que se vale de um  mix de nutrientes naturais de extratos de angico, marapuana e semente de uva que reforçam o folículo, tornando-o mais resistente à queda causada pela fragilidade do cabelo. Contém ainda nutrientes como biotina e vitamina B8 para fortalecer a estrutura do fio e criar um filme ao redor do fio que ajuda a reduzir a quebra enquanto nutre os folículos. O Complexo Botânico Quatriesencials que complementa a fórmula é um refrescante bálsamo de copaíba e castanha do Pará para tratar o couro cabeludo e revitalizá-lo.

A Palmolive também lançou um xampu masculino 2 em 1 para a prevenção da queda com extrato de algas de origem 100% natural e com ingrediente ativo Climbazole, reconhecido por suas propriedades anticaspa. E a Head & Sholders (P&G) tem um xampu masculino de prevenção contra a queda, associado à caspa.

A Bardana é outro ativo natural utilizado por empresas como a Mac Paul e a Bio Tropic, através de sua linha Tut Hair, para a profilaxia do couro cabeludo, ajudando a equilibrar a oleosidade dos fios, minimizando a queda. A Tut Hair acrescentou à fórmula o extrato de agrião, que tem propriedades antiinflamatórias e cicatrizantes; e o Zinc PCA, antisseboreico e inibidor de oleosidade. A linha conta com xampu, máscara e loção anti-queda.

A limpeza e oxigenação do couro cabeludo ainda não são suficientes para conter o problema da queda capilar. A microcirculação celular também ajuda no combate à queda. A Linha Capicilin Antiqueda, da Capicilin estimula a respiração das raízes e a microcirculação celular. Sua fórmula contém Yoxil B4, que contém D-Pantenol e Hair Active (Proteína do Lúpulo), o principio ativo mais eficaz no auxilio ao combate à queda dos cabelos, a empresa diz.

A linha Vita da Vitaderme ataca a questão dos fungos, da oleosidade e do equilíbrio do metabolismo em seus dois produtos: o xampu que contém climbazol, um antifúngico de última geração, de ação anticaspa e Hair Active, um princípio ativo rico em peptídeos glutaminados, vitamina PP e oligoelementos (zinco e ferro) que fortalecem o fio. A argila controla a oleosidade excessiva.  Vita Complex é o tônico capilar que além dos ativos do xampu, contém o composto Bioex de extratos vegetais que atua no equilíbrio do metabolismo capilar restaurando o couro cabeludo ao mesmo tempo em que previne a queda dos fios.

O Tônico Antiqueda da Ecologie tem elementos naturais fitocosméticos e atua no fortalecimento do bulbo capilar  e a internacional La Roche Posay (L´Oreal) com o seu  Kerium antiqueda, associa Madécassoside, uma nova molécula antiqueda e o Aminexiil®, uma molécula de referência em concentração otimizada. Contém Arginina e Vitamina B5, que favorecem a nutrição e a irrigação do couro cabeludo e Madecassocide, que ajuda a reparar os danos no couro cabeludo que aceleram a queda capilar.

Assim, entre os produtos de combate à queda dos cabelos evidencia-se  que o combate ao problema em várias frentes – fortalecimento da raiz e dos fios, microcirculação, o equilíbrio do metabolismo, combate à oleosidade com a limpeza profunda e refrescante para deixar o couro “respirar”, além do combate aos fungos que propiciam a caspa que leva à queda.

 
 
   
 
Voltar à lista Voltar à front page
 
Busca em Notícias
  Palavra-chave        
 
 
 
  Notícias  
  Indústria brasileira de cosméticos fatura R$38 bilhões em 2013
Nacional - 17/04/2014

Economia em rápido crescimento do Brasil está impulsionando uma mudança fundamental no mercado de produtos de higiene pessoal masculina
Mercados - 17/04/2014

Brasil deve alimentar o crescimento na indústria de embalagens de plástico
Mercados - 17/04/2014

Surya Brasil lança linha no Reino Unido
Internacional - 16/04/2014

Rhodia segue estratégia de investir em mercados de rápido crescimento e conclui aquisição da Erca Química no Brasil
Nacional - 16/04/2014

 
  Entrevistas
 
  Dr. Edilson Pinheiro, médico pós-graduado em Dermatocosmitria:“..o dia em que conseguirem desenvolver um medicamento tópico em que realmente aconteça a penetração do ácido hialurônico, será uma vrdadeira revolução
12/04/2014

Sérgio Rebelo, diretor da Factor de Solução, afiliada do grupo Kline na América Latina: “Teremos para este ano um mercado mais desafiador, porque a competição é maior, o mercado cresce menos e a pressão de custos é importante”.
10/03/2014

Fátima Rossetto - Diretora de Desenvolvimento e Educação da Natura Cosméticos e Andrea Eboli - Diretora de Marketing da empresa: Investimento na Educação de profissionais da empresa
17/02/2014

 
  Matérias  
  Indústrias brasileiras buscam na Cosmoprof North America passaporte para o mercado americano
Estratégia - 05/04/2014

Pesquisa de Mercado: a ferramenta para enfrentar a competição
Estratégia - 24/03/2014

Mousse ganha novas opções em produtos
Tendências - 24/02/2014

 

Envie-nos seu e-mail com comentários, críticas e sugestões.