Idioma: PortuguêsIdioms: English
   
   
Digite a palavra-chave

     
  Beauty Fair 2015
05/09/2015

MakeUp in NewYork 2015
16/09/2015

in-cosmetics Brasil 2015
30/09/2015

 
     
  Clique aqui e nos envie um e-mail para receber a nossa E-News.  
     
 








 
 
  Matérias  
 

Perfumarias buscam diferenciais para conquistar clientes
Nacional - 27/06/2005

                           
                                      Loja Polimaia de Curitiba

A concorrência entre as lojas de cosméticos e perfumarias vem promovendo um movimento de diferenciação que engloba desde facilidades no pagamento e serviços especiais a mudanças no design das lojas.

Estudos demonstraram que as mulheres são responsáveis pela maior parte das vendas  nas maiores perfumarias e lojas de cosméticos. E nos últimos meses muitas redes de lojas lançaram programas esperando fazer de seus departamentos de beleza de destacarem da concorrência e assim tornarem-se mais tentadores a estas consumidoras.

A Phytá Cosméticos (PH Arcangeli) inaugurou em dezembro passado um novo modelo para suas lojas nos shoppings Eldorado e Higienópolis, em São Paulo em que o consumidor pode manusear os itens dispostos e sem logos das marcas identificando as seções de seus produtos, buscando uma apresentação mais limpa dos produtos nas lojas. De acordo com a empresa a idéia é apresentar um ambiente mais clean, com menos poluição visual, já que os próprios cosméticos apresentam diversidade de cores, grafias e tamanhos das embalagens.

                                 

Já a rede portuguesa Polimaia, hoje com 5 lojas no país (Campinas - Parque Shopping D.Pedro, Rio de Janeiro – Barra Shopping, Curitiba - ParkShopping Barigui e São Paulo Shopping Morumbi, além da e a loja virtual), acredita que no mercado brasileiro seja necessária a reciclagem no design das lojas a cada 5 anos. A rede opta pela disposição clássica dos produtos, conforme as promoções mensais e lançamentos. Tem as lojas bem sinalizadas, disponibiliza às consumidores produtos teste para a experimentação.

A disposição dos produtos nas lojas da rede é feita por famílias de produtos: perfumes femininos, perfumes masculinos, make up e tratamento.

A Fragrance Cosméticos, com três lojas no Rio de Janeiro, optou por separar perfumes de cosméticos, para um atendimento mais específico. No entanto as marcas estão sempre agrupadas. Como a rede Polimaia, coloca lançamentos e promoções na vitrine ou em posições de destaque.

“Estou sempre analisando o quanto cada marca me traz de retorno, em peças e em valor, diz Ronaldo Dorf, proprietário das lojas. Conforme o resultado das vendas, vou mudando as marcas e produtos para outros lugares de menor destaque”, complementa.

Para Ronaldo, um grande lançamento merece um design especial: “Vestimos a loja toda com o lançamento de produto que tenha a ver com o perfil do nosso consumidor”.

Promoções, worlshops e serviços são outro diferencial buscado pelas lojas na disputa pelos consumidores. Brindes com pequenas amostras ou miniaturas de produtos variados são distribuídos como brinde aos clientes depois da compra e não como um sampler da marca.  Assim, algumas distribuidoras, por exigência das marcas com que trabalham ou para dar reforço às vendas, mantém nas lojas demonstradoras exclusivas que explicam os benefícios do produto e distribuem amostras. Grande parte das lojas trabalha também com demonstradoras de produtos do lado de fora da loja, que borrifam e distribuem papeletas com as novas fragrâncias.

A Calèche Pret-à-Porter, localizada no Shopping Iguatemi em São Paulo e uma das perfumarias mais tradicionais da cidade, promoveu este mês um curso de automaquiagem para suas melhores clientes, com produtos Versace em parceria com a Vizcaya, distribuidora da marca no país. O recurso além de divulgar os produtos da marca, aumentou a visitação à loja e as vendas da marca.

Outros recursos que a loja lançou foram o Gift Card Calèche, um certificado nominal, no qual o cliente escolhe o produto que deseja presentear e o Personal Gift Assistant, criado no Natal do ano passado, em que os clientes montavam suas listas de pessoas a serem presenteadas, determinavam o valor para a compra dos produtos e a loja se encarregava de escolher os presentes de acordo com o perfil do presenteado (homem, mulher), e ainda embrulhava e entregava os presentes.

Facilidades no pagamento, promoções, sistemas de entrega rápidos, treinamento especializado para vendedores, parcerias com descontos em outros estabelecimentos e estacionamento gratuito em shoppings. Na disputa acirrada por clientes que consomem produtos prestígio, como perfumes e cosméticos na faixa de R$ 300,00 a R$ 700,00, vale todo tipo de recurso, até mesmo o de não perder o cliente que não quer gastar tanto.

Há 30 anos na cidade de Nova Friburgo no interior do Estado do Rio de Janeiro, a Perfumaria Christine trabalha há quase 20 anos com perfumaria e produtos para os cabelos de marcas de prestígio. Anexo a loja mantém inclusive um salão de beleza com marcas de primeira linha para os cabelos, como Sebastian, Sanciense, Lanza, Paul Mitchel. Na busca por novos clientes ou na captura daqueles que não estão dispostos a gastar muito, a loja encontrou uma solução: “Temos uma filial na mesma rua da Perfumaria Christine, outra loja com o nome fantasia Perfume & Cia, que tem o mesmo perfil da matriz, só que com marcas e produtos semiprestígio, diz Heitor W. Ribeiro, proprietário das lojas”.

 
 
   
 
Voltar à lista Voltar à front page
 
Busca em Notícias
  Palavra-chave        
 
 
 
  Notícias  
  ABEVD tem novo presidente
Nacional - 02/07/2015

P&G aposta em novas estratégias para aumentar vendas
Nacional - 30/06/2015

Recuo na demanda químicos de uso industrial indica retração para produtos finais
Nacional - 30/06/2015

Avon anuncia plataforma global para reforçar time de revendedoras
Estratégia - 26/06/2015

VP de marcas e negócios da Natura deixa o cargo
Profissionais - 26/06/2015

 
  Entrevistas
 
  Denise Damiani, engenheira, consultora de empreendedoras: “Empoderar é você poder capacitar as pessoas para tirar elas de uma situação de vulnerabilidade...Pagar a vida tem a ver com Ganhar, Gastar e Investir em proporções iguais”
27/06/2015

Maria Fernanda Braga e Julia Loyola, sócias do site BeautyList, site de curadoria para produtos cosméticos importados: “...encaramos a produção consciente de cosméticos como uma tendência não como um nicho”
29/05/2015

Maurice Roucel, perfumista da Symrise: “Tecnicamente falando, o longlasting também é chave, valor agregado, potência. As pessoas querem se perfumar, investir num perfume que dure o dia todo.”
04/05/2015

 
  Matérias  
  Cosméticos Orgânicos: em busca de regulamentação para o mercado crescer
Nacional - 06/07/2015

Brazileiras assumem seus cachos
Tendências - 20/06/2015

Estilos de Vida e de Consumo dos brasileiros apontam para crescimento moderado de 10,25 por cento até 2019
Comportamento - 09/06/2015

 

Envie-nos seu e-mail com comentários, críticas e sugestões.